sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cronograma para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos é apresentado ao Comdema

Secretário de Meio Ambiente, André de Mello, pontua que a reunião do Comdema é o marco do início do trabalho de confecção do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Cronograma para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos é apresentado ao Comdema

Teresópolis, 24 de junho de 2015 – Foi apresentado em reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), nesta terça-feira, 24, na Prefeitura, o cronograma de trabalho e metodologia de elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A empresa selecionada através de licitação para desenvolver o documento terá um prazo de 10 meses, a partir deste mês, para entregar o projeto, que será custeado com recursos da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

“Esta reunião do Comdema é o marco do início do trabalho de confecção do plano, que não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, da construção civil e da poda de árvores. A forma de destinação e a localização das centrais coletoras também serão enumeradas”, destacou secretário de Meio Ambiente e presidente do Comdema, André de Mello.

Uma equipe técnica da Prefeitura, formada por diversas secretarias, irá acompanhar todo o processo. “Esse trabalho vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. Já estamos providenciando as documentações necessárias para auxiliar nesse diagnóstico, como os levantamentos sobre a coleta seletiva e o aterro sanitário do município”, pontuou o subsecretário de Meio Ambiente e coordenador da equipe técnica da PMT, Leandro Coutinho.

O cronograma de produção do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos engloba três etapas: diagnóstico, prognóstico e institucionalização, com realização de duas oficinas e de uma audiência pública para que a população possa opinar sobre o assunto. “Já tivemos reuniões com a Secretaria de Meio Ambiente, nas quais solicitamos dados importantes para a produção do diagnóstico. Teremos ainda encontros com técnicos que trabalham na gestão dos resíduos sólidos e também com representantes da sociedade civil”, ressaltou o engenheiro sanitarista e ambiental da empresa Alto Uruguai, Robson Resende, pontuando a importância da participação popular na elaboração do projeto. 

O engenheiro explicou que, em seguida, será montado o prognóstico do documento, no qual são elencados os programas, projetos e ações a serem implementados para que sejam atingidos os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como as metas para o segmento para os próximos 20 anos. Finalizada esta etapa, é iniciada institucionalização do plano, na qual o texto é aprovado pelos grupos de trabalho e encaminhado para votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores. 

Também estiveram na pauta da reunião​ a renovação da Câmara Técnica de Saneamento do Comdema e a Conferência de Meio Ambiente, aprovada pelos conselheiros para acontecer na segunda quinzena de agosto, na qual serão eleitos os membros do Conselho para o biênio 2015-2017.
Conselheiros do Comdema assistem à apresentação sobre o desenvolvimento do plano de resíduos sólidos​
Robson Resende, engenheiro sanitarista e ambiental, explica que o cronograma de produção do documento engloba três etapas: diagnóstico, prognóstico e institucionalização

Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário