quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Moradores da Posse/Campo Grande e Cascata do Imbui em Teresópolis temem nova tragédia pelo abandono do rio e obras inacabadas pelo INEA

Trecho do Rio Principe proximo a Cascata do Imbui Teresópolis RJ
CHEGA DE DESCASO E ABANDONO!

Com a aproximação das chuvas mais fortes e intensas moradores do entorno do Rio Príncipe  em Teresópolis RJ temem novas tragédias devido ao abandono e manutenção do rio  pelo INEA. Desde a tragédia de 12/01/2011 ainda não foi registradas chuvas intensas com mais de 50 minutos de duração(acima de 60 milímetros em 1 hora). Qualquer chuva além do normal está tirando o sono dos moradores pois a falta de manutenção e avisos frequentes da AMAPOSSE junto aos órgãos competentes não têm sido levados em consideração. 

Estamos tendo um diálogo franco e aberto com os órgãos municipais e estaduais ;mais a ação precisa ser imediata (vêm novo período de chuvas).É bom esclarer que os últimos anos as chuvas nessa região ficou abaixo da média não trazendo transtornos maiores a comunidade. A empresa Dimensional Eng. desmontou seu galpão de obras na localidade sem terminar as obras ou sequer falar com moradores locais. Moradores já levantavam esses problemas pontuais em reuniões com representantes da empresa citada acima, INEA,Prefeitura Municipal,dentre outras.

É bom salientar que as sementes plantadas na localidade do Campo Grande (mantas) além de crescerem com força total  e desordenadas entraram no leito do Rio e tomaram conta de toda a extensão. Também outro ponto levantado pelos moradores é a falta de fiscalização e pontes estreitas para a passagem da água. Por que foram retiradas as pontes e colocadas manilhas no local delas? O tratamento precisa ser igual para todos e toda extensão deveria estar com placas de contrato ou gabião.
Trecho Cascata do Imbui
Trecho Cascata do ImbuiTrecho Cascata do Imbui
Trecho não mexido do Condomínio Santa Helena
Trecho da Posse cheio de matos- entrada Est Clube do Lago
Trecho do Rio Principe na Posse -pedras na areia- entrada Est Clube do Lago
Trecho da Posse antes do condomínio Fazenda da Paz
Trecho antes da igreja de São Sebastião na Posse em Teresópolis

Estamos tristes com o abandono e falta de ações! O bairro já passou pela tragédia e a omissão é visível. Cadê o Parque Fluvial ? Quando fizerem os diques de proteção para a contenção de cheias esperamos que seja bem realizada a obra pois se os diques se romperem podem causar novas tragédias como a de Mariana MG. A antiga represa da Belga Mineira está abandonada e assoriada!

O Inea ,sabedor dos problemas,ainda não terminou os trechos inconclusos no Condomínio Santa Helena e trechos próximos a capela de São Sebastião onde trechos com pedras na areia e sem captação das águas fluviais comprometem a segurança das ruas e integridade das pessoas. Também vários imóveis ainda abandonados  em ruinas.

 "Imóveis abandonados trazem insegurança ao local .Falta de iluminação pública caos e abandono.Esse alerta da Associação têm sido feito para que não haja o entupimento das pontes com mato,árvores,lixo e inclusive as pedras".

É constragedor essa situação em que os moradores vivem e o descaso com as vidas ainda maior. A tragédia aconteceu em 12/01/2011 e já se passaram quase 5 anos. Moradores querem soluções! Um lugar bonito abandonado cheio de cobras,ratos,carrapatos..  Quem fará a capina e poda mensal da localidade?

Também terrenos vazios estão sendo usados como depósito de lixo e outros fins.
Lixo abandonado em torno do Rio Principe
Vetores entorno do Rio Principe


Fonte:AMAPOSSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário