quinta-feira, 5 de maio de 2016

Representante da AMAPOSSE participa do curso básico da Defesa Civil em Teresópolis

Marcella Rodrigues, geotécnica, e o sargento BM Moreira, do Cemaden, falam sobre Gerenciamento de Desastres e Abrigos Temporários
Curso Básico em Defesa Civil reúne cerca de 40 voluntários

Teresópolis, 5 de maio de 2016 – Em torno de 40 voluntários de diversos bairros e comunidades tiveram nesta terça-feira, dia 3, no Teatro Municipal, na Prefeitura, para a aula inaugural do Curso Básico em Defesa Civil. Dividida em quatro módulos e totalizando 12 horas-aula, a capacitação é direcionada às pessoas que se inscreveram junto à Secretaria de Defesa Civil para atuar como voluntárias em suas comunidades em ações de prevenção e situações de emergência. A segunda aula acontece nesta quinta, dia 5.

A primeira aula teve como tema ‘Introdução e Conceitos Gerais’ sobre o assunto e foi ministrada pelo coordenador da Secretaria de Defesa Civil, Vanderson Marmô, e pelos representantes do Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) Marcella Rodrigues, geotécnica, e o sargento BM Moreira, que falaram sobre ‘Gerenciamento de Desastres e Abrigos Temporários’.

Para o secretário de Defesa Civil, Coronel Ricardo Leal, a formação de equipes de voluntários contribui para o fortalecimento do órgão e torna a população mais atenta e preparada para agir em caso de desastres naturais.

“O objetivo é preparar a população para que saiba como agir em situações de risco. Vamos passar, por exemplo, o significado dos termos técnicos que usamos para facilitar a comunicação com os voluntários em casos de ocorrências. Isso ajuda a dar uma resposta mais rápida, o que é fundamental para salvar uma vida”, pontuou cel. Leal, afirmando que novas edições do curso devem ser promovidas durante este ano.
Governo Municipal dá as boas-vindas aos voluntários participantes do curso
Entre os voluntários inscritos, Jucelia Fidélis, moradora de Pimenteiras, que destacou a transmissão do conhecimento para outras pessoas. “Eu morei em uma casa onde passei por enchentes e precisei ser socorrida por bombeiros. Por isso, me inscrevi para participar. Para poder ajudar as pessoas a minha volta, se for preciso”, disse a costureira.

Judas Tadeu, presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta, também ressaltou a relevância de passar as informações para o maior número de moradores possível. “Quando é realizado um evento ou um curso como esse, é de extrema importância que a gente participe e passe para todos os moradores da comunidade o que aprendemos. Temos um espírito coletivo no nosso bairro e tudo o que a gente aprender aqui será passado para todos lá”.

Soldados do Tiro de Guerra também participam do curso. Segue abaixo programação para as próximas aulas: 

Curso Básico em Defesa Civil

Local: Teatro Municipal - Av. Feliciano Sodré, 675/2º andar, Várzea (Prefeitura)

• Dia 5 de maio, quinta-feira, 18h às 21h: Módulo II – Percepção de Riscos Hidrológicos, Geológicos e Estruturais

• Dia 10 de maio, terça-feira, 18h às 21h: Módulo III – Meteorologia e Monitoramento

• Dia 12 de maio, quinta-feira, 18h às 21h: Módulo IV – Sistema de Alerta e Alarme, Combate a Incêndio, Salvamento e Primeiros Socorros
Representante da AMAPOSSE participa do curso básico da Defesa Civil em Teresópolis
A voluntários Jucelia Fidélis, moradora de Pimenteiras, destaca a importância da transmissão do conhecimento para outras pessoas

Fotos: Ascom/PMT e Sec Defesa Civil
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário